O Arquétipo do Artista personifica a criatividade, representando a necessidade inata do ser humano de se expressar no mundo por meio de sua arte. A arte, enquanto criação humana, visa manifestar uma visão sensível do mundo, seja este real ou fruto da imaginação.
O Artista reflete a essência do ser humano por meio dos valores estéticos da beleza e harmonia. Além de buscar a autoexpressão, seus objetivos fundamentais incluem despertar o interesse do homem por uma causa ou provocar reflexões sobre diversos temas.
Esse Arquétipo simboliza a receptividade a novas ideias, a inspiração proveniente do inconsciente, bem como as emoções e sentimentos à flor da pele.
O Artista nos convida a reconhecer a existência de um lado sombrio em nós e nos outros que precisa emergir à luz para ser transformado. Ele estimula a perceber a beleza intrínseca em todas as coisas e pessoas, revelando a perfeição oculta na imperfeição.
Resumindo, as virtudes que o Arquétipo do Artista traz ao mundo são: Criatividade, beleza, autoexpressão, inspiração e sentimento.