O Arquétipo do Curador simboliza a capacidade intrínseca que todos possuem de promover cura, seja para si mesmos, para outras pessoas, seres vivos ou o planeta. A cura aqui é entendida como o restabelecimento do equilíbrio necessário para que o organismo doente se regenere e se cure.
Sob a perspectiva holística da vida, ninguém cura ninguém. A doença, seja física ou mental, surge quando o organismo se desconecta parcialmente de sua Essência, composta por amor, alegria, luz e consciência.
Ao restabelecer essa conexão, os corpos sutis (energético, mental e espiritual) se organizam e enviam uma energia mais limpa e informações mais saudáveis ao corpo físico. O corpo, dotado de sabedoria, é capaz de se curar quando recebe as informações corretas.
O Curador é aquele que catalisa o processo de cura, facilitando essa reconexão. Essa capacidade decorre de sua habilidade em irradiar amor, alegria, paz e harmonia por onde passa, despertando esperança onde antes havia tristeza. Ele facilita a cura nos outros porque já curou suas próprias feridas, e possui a habilidade de auxiliar as pessoas a transformar a dor em um processo de cura. Sua capacidade de canalizar energias contribui para transformações emocionais, físicas, mentais e espirituais.
Esse Arquétipo nos recorda que todas as respostas e a nossa cura estão dentro de nós. Ao formularmos as perguntas certas e ao ouvirmos as respostas que a vida nos oferece, por meio da intuição e das sincronicidades, permitimos que tudo flua de maneira mais harmoniosa. Somente então a verdadeira cura acontece.
Resumindo, as virtudes que o Arquétipo do Curador traz ao mundo são: compaixão, cura, caridade, esperança na vida e benevolência