O Arquétipo do Luminoso simboliza a busca do ser humano pela expansão de sua própria consciência. Nós, assim como tudo no Universo, somos dotados de consciência. O ser humano, em particular, possui autoconsciência, reconhecendo sua existência, qualidades, defeitos e a capacidade de transformação, se assim desejar.
A expansão da consciência implica em ampliar as percepções sobre si mesmo e sobre a natureza da realidade. Ao expandir a consciência sobre si mesmo, a pessoa percebe que não se limita ao seu ego; ela possui uma Essência (Centelha Divina) que é sábia, pacífica e eterna. Esse entendimento transcende o modo automático de viver, permitindo compreender os pensamentos, sentimentos e comportamentos, assim como o que está emanando e recebendo em retorno. Essa percepção, aliada à disciplina, é a chave para o autodomínio.
O Arquétipo do Luminoso nos convida a acessar a inteligência cósmica que organiza os mundos, fornecendo clareza mental e energia para concretizar nossos projetos e, especialmente, nosso propósito maior. Dessa forma, alcançamos o sucesso e a autorrealização.
Resumindo, as virtudes que o Arquétipo do Luminoso traz ao mundo são: Expansão da consciência, inteligência e alegria de viver.