O Arquétipo do Puro é simbolizado pela inocência, no sentido positivo da palavra: a inocência como qualidade de quem não tem malícia no coração.
Simboliza uma mentalidade jovem, cheia de curiosidade, esperança, vontade de experimentar a vida e assumir o seu papel nela.
O Puro representa o início de uma jornada e, principalmente, os recomeços, já que a vida se desenvolve em forma de espiral. O que isso significa? Significa que na vida partimos de um ponto inicial, trilhamos a jornada e chegamos ao mesmo ponto, só que em um patamar acima, porque agregamos novas informações, conhecimento e sabedoria no caminho. Na chegada já não somos os mesmos, pois nossa consciência se expandiu.
O Puro é o principal arquétipo vivenciado por nós quando crianças. Apesar de o vivermos de forma intensa, principalmente nos primeiros anos da infância, podemos permanecer nesse arquétipo ao longo de toda a vida, o que acaba moldando fortemente nossa visão de mundo, pensamentos, sentimentos e comportamento.
O Puro simboliza a liberdade para caminhar, experimentar e buscar ser quem realmente é.
Representa a capacidade de sonhar, de idealizar um mundo perfeito.
Por confiar na força e na benevolência da vida, coloca seu foco no lado positivo das coisas, das pessoas e das situações. Carrega um otimismo consciente, sempre disposto a dar crédito às oportunidades que a vida apresenta.
O Puro tem forte impulso vital, disposição e energia para pesquisar, caminhar e experimentar.
Ele representa o caos, não no sentido de desordem, mas no sentido do potencial infinito do Universo, capaz de gerar a ordem, quando organizado pela vontade.
Em essência, o Puro caracteriza a alegria de viver. Aquela alegria que não vem de fora, das coisas materiais, mas da profunda conexão com as infinitas possibilidades que a vida oferece e de se deixar levar pelo fluxo da existência. Resumindo, as principais virtudes que o Arquétipo do Puro traz ao mundo são: pureza, otimismo e alegria de viver.