Pesquisar

Arquétipo da Borboleta: O que esse símbolo realmente significa

Compartilhe post

significado borboleta

Você já deve ter ouvido falar sobre o “Arquétipo da Borboleta” na internet ou em redes sociais. O que talvez você não saiba é que a borboleta, na verdade, não é um Arquétipo. 

Sabemos que os Arquétipos são padrões de comportamento inconscientes. Ou seja, muitas vezes você nem percebe que eles existem, mas determinam a maneira como você pensa, se relaciona, sente e se comporta.

Pense no Arquétipo do Líder, do Herói ou da Mãe, por exemplo. A figura de um líder nos remete àquela pessoa que sabe delegar e que compreende as necessidades, certo? Um herói é aquele que luta suas batalhas e sai vencedor, ajudando os outros a enfrentarem suas próprias guerras. E uma mãe cuidadosa tem zelo, carinho e um amor incondicional. 

Percebe como são padrões de comportamento que se perpetuam em diversas culturas e épocas

Embora não possamos enquadrar a imagem da borboleta dentro dessas definições, ela não deixa de ser um símbolo poderoso e, neste artigo, vamos entender o que ela representa e como podemos trazer esse significado para nossas vidas. 

Vamos lá?

A importância de estudar os Símbolos

O estudo da simbologia e dos Arquétipos pode nos ajudar a compreender melhor a nós mesmos e o mundo ao nosso redor. 

Um símbolo nos lembra da importância de parar, pensar e refletir. Eles falam sobre nossas emoções, nossos valores, nossos sonhos e aspirações e tem o poder de nos conectar com a sabedoria ancestral da humanidade e nos reconectar com nossa própria intuição

Ao entendermos os símbolos, passamos a enxergar a vida como uma escola, onde cada acontecimento, cada fenômeno e cada ser, representam ensinamentos que podemos extrair para viver uma vida digna, que vale a pena ser vivida.

Quando refletimos sobre determinado símbolo, estamos nos abrindo para um mundo de possibilidades e significados. É com esse propósito que fazemos análises simbólicas, e é por isso que vamos entender, hoje, o significado da borboleta.

O Significado do Símbolo da Borboleta

Significado da Borboleta

Todos nós conhecemos a transformação e metamorfose da borboleta, não é mesmo? 

Mas o que realmente é essa metamorfose? O que significa esse processo físico, biológico pelo qual ela passa? E qual processo psíquico, qual lição para a sua alma, você pode extrair disso?

A metamorfose da borboleta é um fenômeno natural fascinante que representa, para muitos, uma jornada de autoconhecimento

Antes de se tornar borboleta, a lagarta é um ser rasteiro, e tudo que ela conhece é a terra. Seu corpo todo está colado no chão. De maneira simbólica, ela está presa à matéria. 

Essa lagarta representa a nossa personalidade superficial, formada pelas crenças, valores e padrões que nos foram impostos pela sociedade e que, de certa maneira, nos aprisionam.

Agora, seguindo com a história da lagarta, perceba que em um momento que parece ser o fim de sua vida, ela se isola e constrói um casulo ao redor de si. 

Este casulo representa o mergulho em seu próprio interior e em sua própria existência. É o processo de autoconhecimento onde não existe mais o externo, apenas o eu.

No casulo, a lagarta entende que não nasceu para ser lagarta, ela é borboleta. Ela se desfaz, assim, de sua antiga carcaça e se transforma em uma nova criatura, uma borboleta: linda, leve, autêntica e capaz de voar.

A Borboleta e nossa Jornada de Autoconhecimento

Significado da Borboleta

Essa metáfora da borboleta nos ensina que todos nós temos uma verdadeira essência, que está escondida sob a personalidade superficial que nos foi imposta. 

Apesar do momento que a lagarta passa, de ser rastejante e presa à matéria, ela conhece sua Essência. Ela sabe que é livre, mas foi preciso se fechar em seu casulo, voltar-se a si mesma para buscar essa identidade.

Então, se queremos encontrar a nossa verdadeira Essência, precisamos mergulhar em nosso próprio interior e nos libertar das crenças e padrões limitantes que nos aprisionam. 

Pense agora numa criança. 

As crianças se comportam de maneira autêntica, não é mesmo? Dizem o que sentem, são sensíveis ao mundo… Mas elas crescem, passam a ter relações com as pessoas e se apegam a diversas crenças limitantes. Tudo o que a criança experimenta vai “encaixotando” ela, bloqueando sua autenticidade.

Especialmente hoje, nessa época de redes sociais, a criança deixa de se reconhecer, porque está tentando agradar o mundo ao seu redor. Ela passa, então, a pertencer a um padrão.

Quando falamos sobre resgatar a sua Essência, queremos que você resgate sua criança. Que busque em seu interior quem você verdadeiramente é e, principalmente, a sua autenticidade. 

Perceba que ao construir um casulo ao redor de si, a lagarta está à procura de quem é em Essência. Mesmo nunca tendo sido uma borboleta, ela sente que a autenticidade dentro dela é ser borboleta. 

Ela se fecha, se desfaz da carcaça da lagarta e se refaz. Após um certo tempo, o casulo se rompe e sai uma linda borboleta: um ser que não é mais da terra, mas do ar.

Se você estudar o significado da terra, vai entender que ela representa a matéria, o que é denso, o físico, o corpo, a posse. Em outras palavras, a terra representa tudo aquilo que existe e que seus sentidos podem provar. Por outro lado, o ar simboliza a inteligência, a comunicação – coisas imateriais. 

Quando nós encontramos nossa verdadeira Essência, ganhamos a liberdade de sermos felizes e realizados, nos libertamos de crenças limitantes impostas pela sociedade e somos livres para ser quem verdadeiramente somos.

Esse processo de autoconhecimento não é fácil, mas é recompensador.

O que você pode Trazer para a sua Vida dessa Análise Simbólica?

Significado da Borboleta

Você possui muitas coisas que precisam ser mudadas dentro de si. Todos nós precisamos e todos nós sabemos o que deve ser feito. 

Muitas vezes, você acaba não fazendo o que precisa porque existem anestesias diárias – a novela ao chegar em casa, uma série, rolar o feed das redes sociais

É mais fácil assim. Ninguém quer pensar em mudar depois de um dia absurdamente cansativo. Mas é justamente a estrutura de poder que lhe torna cansado(a), que o/a obriga a ser uma máquina.

Você é exatamente o oposto disso. 

Você não é uma máquina, você é um ser sutil, emocional, que vive de experiência, do sentir e do estar junto

Quais são os melhores momentos da sua vida? Você tem feito o que gosta ou o que lhe é imposto? Você já sabe o que precisa mudar dentro de si, mas será que está agindo para que isso aconteça?

Reflexão

Podem existir milhares de motivos pelos quais você não está agindo, mas se por sincronicidade esse texto chegou até você, não é à toa. Se ele chegou até você, alguma coisa está querendo lhe dizer: “Faça, saia do padrão, saia da caixa. Busque a transformação”. Então, é isso que você precisa fazer a partir desse momento e constantemente. 

A borboleta significa transformação. A borboleta sabe que ela precisa entrar em um casulo e se transformar, e você sabe exatamente a transformação que precisa realizar em sua vida!

Dói se voltar para dentro, não é um processo fácil, mas é necessário e vale a pena. Afinal, depois da dor, vem a autenticidade. Depois da dor, você encontra a borboleta dentro de você e pode ser livre para ser quem verdadeiramente é.

Espero que este conteúdo tenha sido importante em sua jornada e, se você deseja ir além, saiba que pode contar com nossa ajuda através da Escola Iniciática Noesis – a escola online de autoconhecimento e autodesenvolvimento que irá lhe ajudar na ascensão espiritual e a descobrir seu propósito de vida!

São aulas semanais que irão liberar bloqueios e expandir sua consciência, garantindo, assim, uma vida mais plena e satisfatória.

E lembre-se: O seu casulo é dentro de si mesmo(a), dentro do seu coração!

Abraços,

Equipe Artétipos

Esta gostando do post? Compartilhe nas suas redes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos sobre os temas.