Pesquisar

Desbloqueando o potencial da sua marca com o poder dos Arquétipos

Compartilhe post

Arquétipos de Marca

Você já parou para pensar nos padrões de comportamento que orientam suas escolhas, ações e reações? E como esses padrões moldam nossa percepção do mundo, determinam nossos relacionamentos e influenciam até mesmo nossos caminhos em busca da prosperidade?

Bem, se você nos acompanha, já sabe que os Arquétipos são esses padrões de comportamento, geralmente inconscientes, que determinam como você pensa, sente e age

Essas energias poderosas são capazes de nos ajudar a nos conhecer melhor, identificar padrões repetitivos, melhorar nossos relacionamentos e, inclusive, nos guiar no caminho da prosperidade em todas as áreas da vida.

Agora, quando falamos no mundo dos negócios, será que os Arquétipos podem ajudar uma marca a se destacar no mercado?

Acompanhe a leitura para descobrir!

Arquétipos de marca

Se as pessoas têm personalidades únicas, por que as marcas deveriam ser diferentes? 

Pessoas se relacionam com pessoas, certo? Quando uma marca desenvolve uma personalidade que reflete seus valores e visões de mundo, ela se torna capaz de criar conexões verdadeiras com seu público. 

Isso, por sua vez, permite que ela se destaque em meio à alta concorrência do mercado, estabelecendo uma conexão emocional com seus consumidores. O segredo por trás disso? Os Arquétipos de marca.

Ao incorporar os Arquétipos de marca em sua estratégia, uma empresa pode transmitir uma mensagem que vai além de seus produtos ou serviços. Ela conta histórias que ressoam com as aspirações, valores e desejos de seu público, nutrindo a lealdade e o engajamento. 

Assim, os Arquétipos se revelam como uma ferramenta poderosa para criar uma imagem de marca facilmente reconhecível e memorável.

Os benefícios de utilizar Arquétipos de Marca

Arquétipos de Marca

Em uma era digital onde novas marcas surgem a cada dia, torna-se cada vez mais desafiador se destacar, não é mesmo?

Não basta apenas oferecer um produto ou serviço de qualidade; é preciso se destacar. Sua marca deve ser facilmente reconhecível, relevante e, acima de tudo, deve refletir os valores que a sustentam.

Por isso o uso de Arquétipos de marca se faz tão necessário, já que pode ajudar as marcas a:

  • Criar uma personalidade de marca única e memorável.
  • Conectar-se com o público de forma mais profunda e emocional.
  • Diferenciar-se da concorrência.
  • Aumentar o engajamento e as vendas.

Arquétipos de Marca na prática

Vou explicar Arquétipos de Marca para você de uma maneira muito mais simples: Pense no que você sente quando imagina uma praia e, depois, uma montanha.

Normalmente, associamos a praia a relaxamento e liberdade, enquanto a montanha nos faz pensar em desafios e superação, certo?

Essas são ideias comuns que todos entendem. Portanto, quando um produto está ligado a um desses símbolos, quem vê automaticamente relaciona os dois. 

Então, se usarmos uma imagem de praia na nossa marca, por exemplo, estaremos transmitindo esses sentimentos de relaxamento e liberdade para o público.

Com os Arquétipos de Marca, acontece da mesma maneira! Conseguimos expressá-los através de símbolos, imagens, sons e até mesmo aromas que são prontamente identificados pelas pessoas. 

Portanto, de forma intencional ou não, todas as características desse Arquétipo são associadas ao produto e recebidas pelo inconsciente do espectador.

Os 12 Arquétipos de marca e suas características

Arquétipos de marca

Depois de compreender o conceito de Arquétipos de Marca e sua capacidade de fortalecer as relações entre empresas e consumidores, vamos explorar os 12 Arquétipos de Marca que, segundo o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung (1875-1961), nos ajudam a entender a personalidade das marcas.

Vamos lá?

O Inocente

O Arquétipo Inocente evoca pureza, otimismo e simplicidade. Marcas que adotam esse Arquétipo frequentemente se destacam por sua honestidade e transparência.

O Explorador

O Arquétipo Explorador é aventureiro e curioso, buscando novas experiências. Marcas exploradoras inovam constantemente e incentivam a descoberta.

O Sábio

O Arquétipo Sábio é conhecido por sua sabedoria e conhecimento. Empresas que o adotam são vistas como autoridades em seu campo, oferecendo orientação e educação, é o caso de instituições de ensino ou grandes jornais, por exemplo.

O Herói

O Arquétipo Herói é motivado pela coragem, determinação e superação. Marcas heróicas resolvem problemas e inspiram seus clientes a fazer o mesmo.

O Rebelde

O Arquétipo Rebelde é ousado e desafiador, buscando a mudança e a quebra de convenções. Marcas rebeldes se destacam por sua originalidade e coragem.

O Mago

O Arquétipo Mago é misterioso e transformador, carreando o poder de tornar os impossíveis possíveis e surpreender seus clientes.

O Cara Comum

O Arquétipo Cara Comum é autêntico e próximo do seu público. Marcas que se identificam com o Arquétipo são acessíveis e confiáveis. Seus consumidores, por sua vez, não se importam em serem comuns, desde que se sintam parte de um grupo.

O Tolo

O Arquétipo Tolo é jovial e espontâneo, trazendo alegria e leveza. Marcas que utilizam este Arquétipo muitas vezes usam o humor para se conectar com seus clientes.

O Amante

O Arquétipo Amante é apaixonado, sensual e emocional. Marcas amantes celebram a beleza e a conexão emocional com seus clientes.

O Cuidador

O Arquétipo Cuidador é compassivo e atencioso, colocando as necessidades dos outros em primeiro lugar. Marcas cuidadoras são conhecidas por seu serviço ao cliente excepcional.

O Criador

O Arquétipo Criador é inovador e criativo, constantemente trazendo novas ideias e soluções. Marcas criadoras geralmente são líderes em seu setor.

O Governante

O Arquétipo Governante é autoritário e controlador, trazendo ordem e estabilidade. Marcas governantes são vistas como líderes de mercado, estabelecendo padrões para outros seguirem.

Reflexão

Como sua empresa tem se conectado com as emoções dos consumidores?

Nós, como seres humanos, temos o desejo de nos conectar com outros indivíduos, não apenas com um produto ou uma empresa. Portanto, quando sua marca incorpora um Arquétipo, ela passa a expressar sua personalidade, a ser compreendida pelo público e, como resultado, a prosperar.

Os Arquétipos de marca são ferramentas poderosas que podem abrir um mundo de possibilidades ilimitadas. Ao usar o poder dos Arquétipos em seu negócio, você simplifica a criação de personas, amplia a compreensão do público e estabelece uma marca forte, pois a conecta ao consumidor e atende às suas expectativas inconscientes.

Se você deseja incorporar Arquétipos em sua marca, convido você a conhecer a Símbolo Consultoria!

Através de nossa consultoria em Marketing Arquetípico, ajudamos sua marca a se tornar memorável através do uso de símbolos e Arquétipos.

Abraços,

Mabel Cristina Dias – Artétipos

Esta gostando do post? Compartilhe nas suas redes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos sobre os temas.