Você já se viu agindo de maneiras que parecem familiares, quase como se estivesse seguindo um “roteiro interno”? Já se perguntou por que certos padrões de comportamento se repetem em sua vida, mesmo quando se esforça muito para mudá-los?
Saiba que isso é resultado da influência dos Arquétipos sobre a sua vida!
Os Arquétipos são padrões de comportamento que geralmente operam em nosso subconsciente, ou seja, muitas vezes nós sequer temos consciência de sua existência. No entanto, esses padrões têm uma grande influência em nossos pensamentos, emoções e comportamentos.
Quando compreendemos nossos Arquétipos e agimos de forma consciente e intencional em relação a eles, passamos a entender melhor nossos desejos, sentimentos e comportamentos, o que nos permite identificar e superar nossas crenças limitantes e os nossos padrões negativos.
Assim, passamos a viver de acordo com nossa essência, alcançando prosperidade em todas as áreas de nossas vidas.
Mas, para viver esse estado de prosperidade, o primeiro passo é descobrir qual o seu Arquétipo. Para isso, acompanhe a leitura comigo! Ao final deste artigo, você vai descobrir como os Arquétipos influenciam sua vida e como identificar o Arquétipo que molda quem você é. Vamos lá?
Você e os Arquétipos
Os Arquétipos são padrões universais de comportamento que existem em todos nós, é como se eles fossem lentes através das quais enxergamos o mundo ao nosso redor e nos relacionamos com ele.
Podemos pensar nos Arquétipos como um tipo de “ferramenta” que podemos acessar para nos tornarmos mais completos e realizados. Isso porque cada Arquétipo tem suas próprias virtudes e características únicas, que podem nos ajudar a desenvolver diferentes aspectos de nós mesmos.
Vou lhe dar alguns exemplos: o Arquétipo do Herói pode nos ajudar a desenvolver coragem, determinação e força de vontade. O Arquétipo da Mãe pode nos ajudar a desenvolver a compaixão e o cuidado. Enquanto o Arquétipo do Sábio nos ajuda a desenvolver virtudes como a sabedoria, o conhecimento e o discernimento.
Essa relação entre nós e os Arquétipos é como uma relação de interdependência, ou seja, nós precisamos dos Arquétipos para nos ajudar a crescer e evoluir, e os Arquétipos precisam de nós para serem atualizados e transformados.
Imagine que você está jogando um videogame onde os Arquétipos são como os personagens do jogo. Você pode escolher qual personagem jogar e, à medida que joga, o personagem vai evoluindo e se tornando mais poderoso.
No início do jogo, você pode ser um personagem fraco e inexperiente. Mas, à medida que você joga, você vai adquirindo novas habilidades. Durante esse processo, você vai enfrentar desafios e superar obstáculos. E, com o tempo, vai se tornar um personagem mais poderoso e completo.
Da mesma forma, nós podemos escolher quais Arquétipos vamos vivenciar em nossas vidas e, à medida que vivenciamos esses Arquétipos, vamos nos desenvolvendo e nos tornando cada vez mais completos.
Como os Arquétipos influenciam sua vida
Para entender melhor como os Arquétipos influenciam a sua vida, o primeiro passo é compreender que você já possui todos os Arquétipos dentro de si de maneira potencial, ou seja, em um nível profundo e inconsciente.
Alguns deles estão ativados, exercendo maior influência sobre sua vida, enquanto outros estão pouco ou quase nada ativados, mas você tem todos eles dentro de si.
Ao longo de um dia, por exemplo, você pode experimentar diferentes Arquétipos. Podemos começar o dia com o Arquétipo do Explorador, cheio de energia e vontade de experimentar coisas novas. Depois, ao enfrentar um desafio ou uma dificuldade, o Arquétipo do Herói pode se manifestar em nós.
Podemos também experimentar o amor, nos encantar com algo ou ter um momento de sabedoria… Cada característica vem de um determinado Arquétipo, afinal todos eles estão dentro de nós.
Nas diferentes fases da vida, você também pode experimentar diferentes Arquétipos. Por exemplo, na infância, podemos estar vivenciando o Arquétipo do Puro, que é inocente e curioso. Na adolescência, podemos vivenciar o Arquétipo do Rebelde, que é aquele que busca sua própria identidade.
Na idade adulta, podemos ainda vivenciar o Arquétipo do Herói, que busca conquistar seus objetivos. E na velhice, podemos vivenciar o Arquétipo do Sábio, que tem uma visão mais ampla e compreensiva da vida.
Esses são apenas alguns exemplos, mas independentemente da fase que estamos enfrentando em nossa vida, os Arquétipos nos ajudam a viver nossas experiências de forma mais plena e significativa.
Então, quando descobrimos qual é o Arquétipo que está influenciando nosso atual momento de vida, conseguimos entender melhor nossos pontos fortes, talentos, limitações e inclinações naturais.
Conseguimos entender melhor os padrões de comportamento que se repetem em nossa vida e, assim, nos livrar dos mesmos problemas, tornando-nos co-criadores de nosso destino e vivendo em harmonia com o fluxo da existência!
Como saber qual é o meu Arquétipo?
Para descobrir qual é o seu Arquétipo, é essencial que você faça uma reflexão interna sobre seus sentimentos e observe como reage no dia a dia para perceber as características que são pontuais e pertencem a determinado Arquétipo.
Separei algumas etapas que você pode considerar nesse processo:
1. Estude e conheça profundamente os Arquétipos
Um ótimo primeiro passo é estudar sobre os Arquétipos. Você pode conferir a psicologia analítica de Jung, que trouxe esse assunto para a ciência. Leia sobre os 22 principais Arquétipos da jornada da alma humana, entenda as virtudes de cada um, seus aspectos de luz e sombra e reflita sobre o quanto eles fazem parte de você.
Também é possível estudar Arquétipos através da Mitologia. Através dos mitos de deuses e deusas, você descobre características que são intrínsecas a determinados Arquétipos, mas que são muito parecidas com suas próprias características, comportamento e maneira de ver o mundo.
2. Observe-se
Outra maneira de se aprofundar neste assunto é se observando. Analise sua vida para buscar entender quem você verdadeiramente é.
Pense em como você se enxerga, como os outros lhe enxergam, como você vê o mundo ao seu redor… Se você é um médico, quando chega em casa, age da mesma maneira com sua família? Busca ajudar e curar os outros? Você sente prazer em ensinar outras pessoas? É uma pessoa que ama o que faz e as pessoas ao seu redor?
Quais são suas características, habilidades e profissão? O que você ama fazer? Como são seus relacionamentos?
Analise a si mesmo a fundo. A auto-observação é fundamental para identificar os Arquétipos que você está vivenciando.
3. Considere suas experiências
Além de observar seus comportamentos e características atuais, considere também suas experiências passadas. Pense nas fases da sua vida e nos papéis que você desempenhou. Que Arquétipos podem ter sido mais proeminentes em cada fase?
Por exemplo, se você cresceu em uma família em que os pais eram muito protetores, provavelmente você era influenciado pelo Arquétipo do Puro. Mas se você passou por uma experiência traumática na infância, pode ter experimentado virtudes do Arquétipo do Sábio ou Herói.
As situações que vivenciamos em nossa jornada são situações arquetípicas, ou seja, são eventos ou momentos importantes da vida que ativam os Arquétipos que já estão presentes em nós.
Ao refletir sobre essas experiências, podemos identificar os Arquétipos que nos representam e que moldaram nossa personalidade até agora.
4. Realize seu Mapa Arquetípico
Se você já fez tudo isso: estudou, se observou, leu sobre os Arquétipos, suas características e como interagir com eles, e mesmo assim não conseguiu identificar ou identificou e não sabe como extrair o melhor dessa interação, não se preocupe. Nosso trabalho se complementa através do Mapa Arquetípico!
Através de um questionário muito bem elaborado, você vai descobrir qual é o Arquétipo que mais lhe influencia, quais os outros secundários que estão junto com ele, quais as características positivas e negativas e, o principal, como integrar tudo isso para que você tenha uma vida plena.
O Mapa Arquetípico funciona como um verdadeiro mapa que mostra o caminho para você viver da melhor forma o Arquétipo que mais tem influenciado seu atual momento de vida. É como uma bússola interna que lhe orienta em cada escolha, seja nos relacionamentos, na carreira e até mesmo na busca pelo seu propósito de vida.
Se deseja realizar seu Mapa Arquetípico, clique no botão abaixo.
Abraços,
Mabel Cristina Dias – Artétipos